Logo

Menu

CORPO DOCENTE

As disciplinas são ministradas por professores do corpo docente do Seminário Bíblico Palavra da Vida, bem como professores convidados, todos com larga experiência tanto acadêmica quanto ministerial.

PROFESSORES RESIDENTES

Image

Sidney Roberto Machado da Silva

Sidney é Licenciado em Pedagogia (Universidade Monte Serrat); é Bacharel em Teologia (SBPV e FABAPAR); tem MBA em Gestão de Pessoas (Unicesumar), Pós-Graduação em Teologia Sistemática (Seminário Batista do Sul), Pós-Graduação em Docência do Ensino Superior (Unicesumar), Pós-graduado em Docência do Ensino Teológico (Seminário Batista do Litoral), Mestre em Teologia com especialização em Teologia Sistemática (Faculdade Teológica Batista de São Paulo) e Doutorando em ministério (Dallas Theological Seminary). Foi pastor da Igreja Batista do Marapé em Santos, SP, por 23 anos e é membro da 1ª Igreja Batista de Atibaia, SP.

Marci Buczynski da Silva

Marci é Bacharel em letras (português-inglês) pela Universidade Católica de Santos, tem MBA em Gestão de pessoas (UNICESUMAR) e cursou o Projeto Marcos no Seminário Bíblico Palavra da Vida.

Image

David John Merkh

David é Bacharel da Universidade de Cedarville, Mestre em teologia (Th.M.) no Dallas Theological Seminary (ênfase em Velho Testamento) e Doutor em Ministérios (D.Min.) com ênfase em ministério familiar no mesmo seminário. É professor no SBPV e um dos pastores da Primeira Igreja Batista de Atibaia desde 1987.

Carol Sue Merkh

Carol formou-se em Pedagogia na Universidade de Cedarville. Filha dos fundadores do SBPV, Sr. Davi e Mary-Ann Cox, foi criada no Brasil desde os 3 anos de idade. Davi e Carol têm 6 filhos, 20 netos e são autores de 20 livros pela Editora Hagnos; também tem um canal de YouTube “Palavra e Família” e um site www.palavraefamilia.org.br Servem a Word of Life Internacional na área de cuidados das famílias dos missionários e são palestrantes na área de família no Brasil e fora do Brasil.

Image

Denise Antunes Santiago

Denise é Bacharel em Teologia (Seminário Teológico Congregacional do Rio de Janeiro) e é membro da 2ª Igreja Evangélica Congregacional de Campo Grande, RJ.

João Luiz Santiago

João Luiz é Bacharel em Teologia (Seminário Teológico Congregacional do Rio de Janeiro e Unicesumar); Pós-graduado em Linguística (Wycliffe Bible Translators); Pós-graduado em História, Cultura e Literatura Afrobrasileira e Indígena (Unicesumar) e é membro da 2ª Igreja Evangélica Congregacional de Campo Grande, RJ.

Image

Eduardo Franco Bernardes

Eduardo é Bacharel em Direito (Universidade de Uberaba); Pós-graduado em Direito Comercial (Universidade Federal de Uberlândia); Bacharel em Teologia (SBPV); Mestre em Teologia e Exposição do Antigo Testamento (SBPV) e é membro da Igreja Evangélica do Maracanã em Atibaia, SP.

Mirta Elizabeth L. J. Bernardes

Fez a licenciatura em Missões e Educação Cristã no SBPV; Mestrado em Ministérios pelo SBPV; e Cursou a faculdade de Letras da Universidade Cruzeiro do Sul.

Image

Filipe de Carvalho dos Santos

Filipe é Bacharel em Direito (UCAM) e Teologia (SBPV), Mestre em Teologia Histórica (Andrew Jumper/Mackenzie) e Exposição Bíblica (DTS). É Doutorando em Estudos Bíblicos pela Vrije Universiteit Amsterdam (VUA). Atua como professor residente e Coordenador dos Programas de Mestrado e Pós-Graduação do SBPV.

Anna Carolina dos Santos

Carol é Bacharel em Direito (UFF-RJ) e possui um Diploma em Estudos Bíblicos (WOL Hungary Bible Institute). Pais da Emma, do Samuel e do Amós, o casal atuou como missionários na Hungria e na Coreia do Sul. Membros da Igreja Evangélica do Maracanã, Atibaia-SP, onde Filipe atua como Presbítero e professor da EBD.

Image

Hélder de Salles Cardin

Hélder é Bacharel em Teologia com ênfase em Educação Cristã e Ministério Pastoral (SBPV); Bacharel em Teologia (Universidade Presbiteriana Mackenzie). É graduado pelo Instituto Haggai do Brasil; Mestre em Teologia Pastoral com ênfase em Educação Cristã pelo CPAJ (Centro Presbiteriano de Pós-graduação Andrew Jumper), e Doutorando em Ministério (Reformed Theological Seminary). Atualmente, é Chanceler das escolas teológicas da Palavra da Vida Brasil, professor pesquisador no Seminário Bíblico Palavra da Vida, membro do Conselho fundador da Coalizão pelo Evangelho; consultor Sênior de Educação Teológica para a América Latina e Pastor na Primeira Igreja Batista de Araras.

Juliana Richter Cardin

Juliana é Licenciada em Teologia (SBPV); Especialista em Aconselhamento Bíblico (SBPV); Mestre em Ministério (SBPV) e é membro na Primeira Igreja Batista de Araras.

Image

Jang Ho Kim

Jang é Bacharel em Engenharia Química (Universidade de São Paulo); Mestre em Teologia (Dallas Theological Seminary); é Doutorando em Ministério (Reformed Theological Seminary/CPAJ). Atualmente, é professor dos Livros do Antigo Testamento e de Hebraico no SBPV, orientador do Grupão Kim. Como pastor, está auxiliando na revitalização da Igreja Presbiteriana Antioquia e é membro da Igreja Yonhap Presbiteriana Coreana de São Paulo, SP.

Esther Kwon

Esther é Bacharel em Farmácia pela USP e Mestre em Aconselhamento pelo Dallas Theological Seminary.

Image

Joel Alves de Souza Neto

Joel é Licenciado em Teologia (SBPV); Licenciado em Filosofia (FAMOSP); tem MBA em gestão de pessoas pela FGV (Fundação Getúlio Vargas); Pós-graduado em Filosofia e Mestre em Educação pela Universidade São Francisco. É pastor da Igreja Batista Revive em Atibaia, SP.

Mônica Moreira Alves de Sousa

Mônica é Licenciada em Letras pela UNIP; Licenciada em Pedagogia pela faculdade São José; Pós-graduada em ensino da língua portuguesa pela UNIP; Pós-graduada em Aconselhamento Bíblico pelo SBPV; Estudou piano popular na Universidade Livre de Música Tom Jobim.

Image

Marcelo Dias

Marcelo é Bacharel em Teologia pelo SBPV e pela Faculdade Teológica Batista de São Paulo; Mestre em Teologia e Exposição Bíblica do Novo Testamento (Th.M.) pelo SBPV; é Doutorando (DMin) pelo Dallas Theological Seminary. Leciona Grego, Exegese do NT, Teologia Bíblica do NT e Epístola de Tiago no programa de Graduação e leciona Teologia de João, Exegese do NT e Crítica Textual no programa de Pós-graduação. É coautor de Fundamentos para Exegese do NT (Ed. Vida Nova). Foi revisor da tradução da NVI (2a revisão). Pastoreou por cinco anos em Guarujá. Serve no SBPV desde 2004 onde foi coordenador do setor de Vida Cristã por 19 anos. É membro da 1ª Igreja Batista de Atibaia, SP.

Ana Lúcia Shimabukuro Dias

Ana é Bacharel em Administração pela Faculdade de Administração de Empresas de Santos (Fundação Lusíadas); concluiu o Curso de Treinamaento de Líderes pelo Seminário Bíblico Palavra da Vida e é orientadora de alunas solteiras no SBPV.

Image

Pedro Henrique Vercelino

Pedro é Bacharel em Teologia com ênfase em educação cristã pelo Seminário Bíblico Palavra da Vida, Bacharel pela UNICESUMAR; Pós-graduado em Aconselhamento Bíblico pelo SBPV, Pós-graduado em Teologia Bíblica e Interpretação pela Faculdade Batista do Paraná (FABAPAR) e Mestrando em Novo Testamento (STM) pelo Centro de Pós-graduação Andrew Jumper, da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Tamires

Tamires é Bacharel em Farmácia (UMESP) e formada no Curso de Liderança e Discipulado da Organização Palavra da Vida. Pedro e Tamires servem no ministério de Juventude da Igreja Batista Revive em Atibaia, SP, onde Pedro é um dos pastores.

Image

Tirzah Fernandes Pinto

Tirzah é Licenciada em Ciências Biológicas (UNICAMP), fez Curso Básico de Teologia (Word of Life Bible Institute NY); é Bacharel em Jornalismo (Faculdade Atibaia); e tem Curso Livre: Redação para literatura infanto-juvenil (Institute For Children’s Literature). Na Organização, trabalhou com Clubes Bíblicos de 2007 a 2012 e está no Ministério de Produção Literária desde 2013. É Professora de Metodologia de Pesquisa desde 2020. É membro da Igreja Evangélica do Maracanã, Atibaia, SP.

PROFESSORES VISITANTES

Image

Abmael Araújo Dias Filho

Abmael é Bacharel em Teologia pelo SBPV (Seminário Bíblico Palavra da Vida) com ênfase em Ministério Pastoral. Faz parte da equipe pastoral da Primeira Igreja Batista de Atibaia – PIBA desde 1995. Doutorando em Ministério pelo Seminário Teológico Servo de Cristo (SP). Atualmente, é um dos pastores titulares da PIBA (Primeira Igreja Batista de Atibaia).

Image

Daniel Silva Supimpa

Daniel é formado como Master of Arts in Theological Studies (M.A.) com concentração em Antigo Testamento e Estudos Bíblicos pelo Regent College (Vancouver, Canadá). Cum Laude. GPA: 3.8/4.0. É Bacharel em Teologia (B.Th.) com ênfase em Missão Urbana pela Faculdade de Teologia Evangélica (Curitiba, PR). É Bacharel em Teologia (B.Th.), com concentração em Educação Cristã pelo Seminário Bíblico Palavra da Vida (Atibaia, SP). Atualmente é Preparador de Texto na Editora Thomas Nelson Brasil (Divisão da HarperCollins Brasil. Rio de Janeiro, RJ), tradutor de livros acadêmicos para a Editora Fiel (São José dos Campos, SP) e faz parte do Comitê de Revisão da Bíblia NVI (Nova Versão Internacional), The International Bible Society.

Image

Davi Felice Malmegrin Cáceres

Davi é pastor da Igreja Batista Pedras Vivas; formado em Eduçação Física; Pós-graduado em Reabilitação Cardiovascular – InCor-FMUSP e é Mestrando em Novo Testamento – CPAJ.

Image

Felipe "Café"

Felipe é Bacharel em Comunicação Social (ESPM); Bacharel em Teologia (Ministério Pastoral e Educação Cristã) – SBPV; Mestre (MDiv) em Liderança Pastoral – FTSA; Mestre (MDiv) em Pregação – Andrew Jumper / Mackenzie; Doutorando (DMin) em Liderança Ministerial – DTS – Conclusão prevista 2022. É pastor na Igreja Batista do Itaim.

Image

Gary Wayne Parker

Gary é Bacharel em Teologia do Calvary Bible College, Mestre em Aconselhamento Bíblico do Master’s College. É missionário com PV Norte desde julho de 1992. Atualmente, é diretor regional da organização, professor no IMPV e conferencista.

Image

Ivis Costa Fernandes

É pastor na Segunda Igreja Batista de Macaé/RJ; Pós-graduado em Direito Processual Civil pela PUC Campinas; Bacharel em Teologia pelo SBPV; Mestre em Aconselhamento pelo CPAJ (Centro Presbiteriano de Pós-graduação Andrew Jumper) e Doutor em Ministério pelo Dallas Theological Seminary.

Image

Jayro Malmegrin Cáceres

Jayro frequenta a Igreja Batista Pedras Vivas desde 1974, sua única igreja, onde se converteu aos 17 anos de idade. Poucos anos mais tarde, aos 22 anos assumiu a presidência interina da igreja. Em 1986, aos 28 anos foi ordenado ao ministério pastoral em tempo integral, ministério que desenvolve atualmente. Como parte do ministério na igreja fundou e coordena o NUTRA – Núcleo de Treinamento, Recursos e Aconselhamento Bíblico. Fundou e preside NUTRA Publicações, editora dedicada à produção de materiais na área de aconselhamento bíblico. Formado em Teologia pelo Seminário Bíblico Palavra da Vida e Mestre em Aconselhamento Bíblico pelo mesmo seminário, palestrante em diversos seminários, conferências e igrejas pelo Brasil.

Image

Marcelo Berti

Marcelo é Bacharel em Missões pelo Seminário Bíblico Palavra da Vida e Mestre em teologia pelo Dallas Theological Seminary. Foi pastor na Igreja Batista Cidade Universitária de Campinas, estagiário do The Center for the Studies of the New Testament Manuscripts (CSNTM) e trabalhou na Biblioteca Nacional da Grécia, em Atenas, com o CSNTM, estudando manuscritos gregos do Novo Testamento. Atualmente leciona grego e hebraico no SBPV, é o editor do blog Teologando e é pastor da Igreja Fonte São Paulo.

Image

Mark A. Ellis

Mark é B.S. pela Grace Bible College em Estudos Bíblicos/Missões; M.A. em Ciências Políticas, com ênfase em teoria política, pela University of Nebraska; Th.M. em Novo Testamento e Teologia Sistemática pelo Dallas Theological Seminary; Ph.D. em Estudos Teológicos (combinando teologias sistemática e histórica); Recebeu o Prêmio Loraine Chafer, Teologia Sistemática.

Image

Walace Juliare

Walace integra o Colegiado Pastoral no Templo Batista Bíblico em São José dos Campos. É Bacharel em Teologia pelo SBPV e pela Faculdade Teológica Sul Americana de Londrina-PR; Mestre em Ministérios Eletivos pelo SBPV; Pós-graduado em Aconselhamento Bíblico pelo Centro Teológico do Vale do Paraíba (Cetevap). Atualmente, é Mestrando em  Aconselhamento Bíblico pelo Centro Teológico do Vale do Paraíba (Cetevap). Leciona Novo Testamento, Aconselhamento Bíblico e Disciplinas Pastorais no Cetevap, e ministra cursos e palestras em aconselhamento bíblico pela ABCB.

CONTATO

Email: [email protected]

Telefone: +55 11 2119-1400

Endereço: Alameda Periquitos, nº98

Loteamento Retiro Recanto Tranquilo

Jardim Maracanã – Atibaia SP

CEP: 12949-150

OUTROS LINKS

Word of Life

PV Sudeste

PV Sul

PV Norte

PV Nordeste

PV Caldas Novas

PV Paraná

REDES SOCIAIS